1 de maio de 2011

Aquecendo os motores....

Hoje acordei cedo prá não ir à Basílica de S. Pedro nem ver a cerimônia de beatificação do papa João Paulo II... estimativa de 1,5 milhões de pessoas lá - 200.000 de vigília, cochilando na noite fria de sábado prá domingo. Com todas as minhas reservas à Igreja Católica Apostólica Romana, Karol Wojtyla foi uma figura especial e, mesmo com diversos traços de intolerância em questões que a Igreja teima em ignorar, ele foi um papa tolerante!!!! Que esteja em paz e que sua memória possa continuar fazendo bem a todos os que nele pensam.

Tudo fechado em Roma, comprei comida em um micromercado na frente da casa onde estou, almocei, cochilei e peguei prá terminar o projeto CNPq-ANR (França), ligado a aglomerados de galáxias. Segue abaixo um sumário da coisa:


Aglomerados como ferramentas cosmológicas
  1. Sumário Executivo
O objetivo desse projeto é desenvolver um modelo físico de aglomerados de galáxias, num contexto cosmológico, e desenvolver ferramentas para sua detecção e caracterização para diferentes técnicas observacionais, as quais deverão produzir grandes amostras de aglomerados nos próximos anos. Modelos detalhados serão desenvolvidos, com o objetivo de levar em conta as propriedades atualmente conhecidas, determinadas a partir de observações multifrequencia, incluindo propriedades de escalonamento, bem como a modelagem de sua função de distribuição e evolução ao longo do tempo cósmico. Isso permitirá prever com precisão as propriedades estimadas desse tipo de população para vários cenários, especialmente no domínio das observações do efeito Sunyaev-Zeldovich (SZ) e da faixa óptica do espectro eletromagnético. 
Adicionalmente, também serão aperfeiçoados algoritmos de detecção, principalmente baseados na Análise de Componentes Independentes (ICA), otimizados para a detecção cega de aglomerados SZ. Estes algoritmos permitirão a verificar a disponibilidade, eficiência, confiabilidade e possíveis “bias” no processo de recuperação de aglomerados em dados da Radiação Cósmica de Fundo e Microondas (RCFM). Diferentes funções de massa, obtidas a partir das relações de escala, podem ser comparadas com a função de distribuição observada, de modo a obter alguns observáveis ligados aos aglomerados - particularmente N(M,z) and dN(M,z)/dz - usados a posteriori para impor vínculos em diferentes cenários cosmológicos. 

É isso aí.... já são quase 1:30 da manhã e segunda feira é o primeiro dia na La Sapienza! Já me disseram que não precisa chegar cedo, mas o hábito é esse! Portanto, hora de recarregar as baterias! 

Boa noite! 

Um comentário:

  1. Então, conseguiu terminar a "coisa"? Essas ferramentas parecem ser impressionantes, principalmente pra pessoas que, como eu, não entendem muita coisa sobre seus mecanismos, mas que adoram ver os resultados rsrs

    ResponderExcluir