24 de agosto de 2009

Astrobiologia - a coisa está fervendo

Essas últimas duas semanas foram pródigas de resultados em astrobiologia... desde a descoberta de aminoácidos da vida (mais particularmente glicina) no cometa Wild 1 até os resultados mais recentes de exoplanetas divulgados na reunião da XXVII IAU General Assembly. A revista Ciência Hoje de agosto traz uma reportagem fantástica sobre astrobiologia e eu acabei fazendo duas palestras praticamente seguidas sobre o assunto no SESC São José dos Campos (11/o8) e no XXXVII Semana de Bio-estudos da Faculdade de Biologia da USP de Ribeirão Preto (21/08).

A palestra é intitulada "Astrobiologia: a vida no contexto cósmico" e discuto as condicões básicas para formação da vida na Terra, o que é habitalidade (tanto galáctica quanto planetária), o que são extremófilos e os resultados até o momento dessa busca. Tenho sempre mencionado quão interdisciplinar (ou seria multi? Trans?) é a astrobiologia e, coincidentemente, caiu nas minhas mãos um link da revista "Physics World", do fascículo de julho, intitulado "How physics is changing biology". Basta se registrar, é 100% de graça e o texto tem vários artigos, no mínimo, inspiradores.

Vou ler a revista e postar aqui o que achei de mais relevante sobre o tema... Enquanto físico de carteirinha e amante de biologia, vamos ver como está o bate-bola dessas duas ciências.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário